Para deixar os movimentos mais leves, preparar o corpo para atividades físicas, ativar a circulação, prevenir lesões, entre outros benefícios, os alongamentos devem ser feitos diariamente.Eles relaxam corpo e mente.
Tem dias que parece que você está carregando o mundo nas costas. Sem tempo para nada, seu dia é muito corrido, cheio de compromissos, trânsito, cobranças e problemas. Mas será que você não pode tirar dez minutos do dia para fazer alongamentos?
Os alongamentos, apesar de muitas pessoas não exercerem, são fundamentais para um bom funcionamento do corpo. Além de proporcionar maior agilidade e flexibilidade, esse tipo de exercício previne lesões.
É importante lembrar que os alongamentos podem ser feitos por qualquer um, até pessoas que apresentam algum problema específico pode realizá-los.
Se você estabelecer uma rotina de exercícios e praticá-los de maneira adequada, os alongamentos podem reduzir tensões musculares, deixam os movimentos mais soltos e leves, preparam o corpo para atividades físicas, ativam a circulação e proporcionam outros benefícios.
Mas nada adianta ter o corpo relaxado se a mente ainda está pensando no trabalho e deveres que você tem que fazer. Outro bônus dos alongamentos é justamente esse, relaxar a mente.
Não sabe praticá-lós? Separamos quatro tipos de alongamentos para facilitar seu corpo, mente e vida.
Coluna cervical
Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro.
Ombros
Eleve um dos braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício com o outro membro. Cruze a frente do tórax com um dos braços e pressione o cotovelo junto ao peito. Repita o movimento com o outro braço. Estique o braço para frente e apoie a palma de uma das mãos na parede. Gire o tronco para o lado oposto. Mantenha-se nessa posição até sentir o ombro alongado. Depois, faça uma rotação simultânea nos dois ombros nos dois sentidos.
Região lombar
Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros, procurando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte à posição inicial endireitando o corpo, vértebra por vértebra.
Punhos
Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida, puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita os dois movimentos com o outro braço.
Para fazer um bom alongamento é preciso controlar a respiração, inspirando fundo e expirando sem pressa. E não ultrapasse o seu limite, é importante não forçar o alongamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário